Linha de Pesquisa


 LINHA DE PESQUISA - Sou fria sofria Sofia
A rotina e a pressa do dia a dia nos colocam dentro de uma imensa prisão com grades invisíveis chamada cotidiano. Sou fria sofria Sofia é a busca por um momento de ruptura, a quebra entre o real e o irreal, um momento de reflexão sobre as decepções e alegrias de uma vida, um momento dedicado ao devaneio.
    O espetáculo é a junção de duas pesquisas acadêmicas. Através de um comentário sobre adaptação surgiu o nosso interesse em investigar o assunto. Na ocasião disseram: “esse texto é funcional apenas como literatura, não no teatro”. Assim, testamos a transferência da literatura para o palco, como transcriação (nova criação de um texto), através do processo de ator narrador e dos novos signos da linguagem transformada. A imaginação do leitor transformada em imagem para o espectador, concedendo a oportunidade de uma nova leitura em uma nova linguagem. Concluindo que essa mudança se dá através de transformar o texto literário em ação. Teatro é ação. Utilizamo-nos dos recursos da transcriação, como condensação, recorte, fragmentação e essência do texto para criação de um novo, a partir da obra principal.
 A segunda pesquisa desenvolvida fundamenta-se no espetáculo ser baseado na técnica das Ações Físicas e Impulsos, desenvolvida por Stanislavski e aprimorada por Grotówski, Decroux e Luis Otávio Burnier. Tentamos ultrapassar o texto para que a comunicação se fizesse principalmente pelo corpo da atriz, um vocabulário de músculos, ossos e sentimentos. Através dos trabalhos de oposição, respiração, pausa, ponto final e outros elementos utilizados pela atriz para a composição da personagem.
            Porém, nenhum elemento da pesquisa de linguagem utilizada pelo espetáculo Sou fria sofria Sofia poderá ser investigado se não houver a presença do público, pois é diante deste que o teatro acontece. Nosso intuito em apresentar o espetáculo é de troca com esse. Enfim, acreditamos que Sou fria sofria Sofia é um convite ao espectador para repensar seu cotidiano e entrar na atmosfera do devaneio e da literatura. Bom passeio!